Olho seco – o que eu faço?

A vida moderna exige cada vez mais de nós esforço em situações não naturais, ou seja, que nosso organismo não tem facilidade de se adaptar.

Uma delas é o uso excessivo de computadores, celulares e tablets sem descanso .

Outra é a poluição atmosférica, uso de ar condicionado, dieta desequilibrada  e o hábito de fumar.

Como consequência destes fatores o olho sofre, tendo como sintomas sensação de ardência, areia (corpo estranho), dificuldade de abrir pela manhã, cansaço após ler e incômodo ao usar as lentes de contato .

Segundo o Dr. Leon Hubner, o tratamento deste problema inclui colírios, gel ocular, dieta incluindo nutrientes como o ômega 3, óleo de linhaça, descanso do computador e até cirurgia em casos selecionados.

Mas como descansar do computador? Dica: utilizar o método 20-5-20. Nele, a cada 20 minutos, você deve olhar para um objeto longe da tela, a no mínimo 5 metros de distância, focando sua visão neste objeto por aproximadamente 20 segundos. Assim existem chances de atenuar os sintomas do olho seco.  Existem vários tipos e várias gerações de colírios e o ideal é consultar um Oftalmologista para saber qual colírio é o mais indicado para cada pessoa e quando usar gel e suplementos alimentares ou quando a cirurgia seria indicada.