De acordo com o Dr. Leon Hubner, muitos alimentos contêm nutrientes que podem contribuir para a prevenção de problemas oculares:
Legumes folhosos e escuros que são ricos em antioxidantes e ajudam a prevenir doenças oculares, como a catarata.
Substâncias como a luteína e a zeaxantina (encontradas naturalmente na retina e no cristalino) e em muitos alimentos, além de prevenir a catarata, ajudam também a prevenir a evolução da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) .
Muito importante também é a vitamina A que evita a cegueira noturna e ressecamento ocular grave – xeroftalmia , encontrada no bife de fígado, no leite, na gema de ovo, na cenoura, na abóbora ,no espinafre, etc.
Consumir mais vitamina C, sendo recomendável evitar os suplementos puros e obter a substância de fontes naturais, tais quais: uva, lichia, abóbora, brócolis, açaí, goiaba, kiwi, pimentão, laranja, morango,etc.
Assim como a vitamina C e os legumes, a vitamina E também é uma conhecida fonte de antioxidantes, como :espinafre, amêndoa, semente de girassol, germe de trigo, couve abacate, manga, avelã, acelga.
Ômega-3: presente nos peixes gordurosos, como salmão, sardinha e atum, ajuda a lubrificar os olhos e mantém a integridade das células da retina.
Ômega-6: é detectado nos óleos vegetais, nos ovos e em sementes. Tem um papel semelhante ao do ômega-3 no combate e na prevenção à síndrome do olho seco.
Zinco: itens ricos no mineral, como carne, leguminosas, oleaginosas e pescados, auxiliam a vitamina A a transportar a proteína ligadora do retinol, que afasta a cegueira noturna.
Cobre: está nos cereais integrais, nas frutas secas e nas nozes. Sua função é evitar a morte de células no fundo do olho e a degeneração macular.